Biografia
Residência Arte Laguna
A me interessa e affascina osservare come la natura attraverso le terre, produrre determinato colore seguindo il suo cammino intimo e vitale.
Formação Profissional:
Maria Perdigão de nome Luz Deva Dasi, nasceu em Varginha, MG, Brasil e ha la cittadinanza italiana.
Percoreu vários caminhos os quais permitem um encontro surpreendente e transformador entre Consciência e Arte. Esse encontro, teve como mediação a TERRA e o CORPO , ressignificando seu caminhar!
Geógrafa como primeira formação, a Geografia evoluiu na direção da Arte. Agora a grafia de Géia - como os antigos gregos a chamavam-, migrou para as telas, os papéis.
Em 1996 os contatos com a Antroposofia ou Ciência Espiritual se aprofundaram, até que fez a Formação em Pintura no CENTRARTE, escola baseada na cosmovisão Antroposófica.
Com a Formação em Pintura no Centrarte -, ressignificou a importância de se pintar com a TERRA (solo), uma SUBSTÂNCIA Natural, entre outras.
Em seguida, aprofundou-se no tema e na experiência, com a Monografia O SER DAS TERRAS EO SER SI-MESMO - O uso das Terras na Pintura e suas funções Arteterapêuticas, Pós Graduação em ArteTerapia.
Através da Pintura e docência com Aquarelas, Metais e Pigmentos Naturais , sobretudo como Terras, busca Formas
através das quais a questão da Persistência e da Resistência, e suas Superações, assim como da Realização de nosso Potencial Optimum se manifestam.
Do ponto de vista de sua poética , o CORPO , foi tomando corpo, e o ressignificou, não como oposto de Espírito, mas exatamente como portado r deste que nos possibilita uma atitude que favorece a expansão da Vida, uma relação consciente e amorosa e uma possível transcendência. Deste tronco do Corpo desmembrou-se o Feminino do Ser , tratado em algumas séries e muitos trabalhos. “Mobilizada pela essência do Feminino do Ser (1), que é interioridade, por suas qualidades de acolhimento, nutrição, sobretudo maturação, decidi que o artístico em mim, deveria crescer nessa direção: sensibilizar essa potência Gaia, telúrica, que nos ajuda a encontrar nossa própria alma, para o nascimento do melhor de nós mesmos, diz a autora.
Privilegia as questões do Corpo Humano através do Feminino, dos Povos Originários solidarizando-se com eles, da Imigração Italiana, dos Anjos enquanto arquétipo da Proteção, do Encontro do Masculino e Feminino dentro e fora de nós, assim como trabalha com o Corpo Planetário , suas paisagens, o meio ambiente.
Série “QUASE MEMÓRIA
“Mobilizada por minha ancestralidade italiana materna, e por sonhos profundos que geraram impulsos e inspirações, nasceu uma Série" Quase "para expressar e decifrar esse fogo italiano que vive em mim e ao mesmo tempo me ultrapassa. Desde 2017 trabalho nesta série que agora exponho no Espaço Cultural Correios, de Niterói, Rio de Janeiro, com trabalhos que resgatam vários momentos desta saga das Imigrações, suas dificuldades e superações. Relembro protagonismos de personagens femininas, a começar por minha bisavó Eufêmia Sgobbi, oriunda de Piove de Saco, que tomando seu destino nas mãos, pegue com carvão, na parede dos banheiros masculinos, a cidade a que se destinaria, à revelia de seu pai, para que seu “ragazzo” e futuro marido, Candido Foresti pudesse reencontrá-la. Retrato também como "mondine", Victoria Cervo Foresti , coincidentemente, natural de Feltre . A ela gostaria de dedicar mais atenção, mergulhando em seu mundo, em seu ambiente primordial, Feltre .. Maravilhosa e abençoada seria a oportunidade de fazer este mergulho em sua cidade natal, percorrida por ela de bicicleta, para dar aulas na zona rural. Destacava-se na alfabetização, tarefa que exerceu também com destaque posteriormente no Brasil, e já dava mostras de um protagonismo apoiado nas emancipadoras do feminino., Situando-o desde sua juventude, no lugar que lhe é próprio: na sintética íntegra da Vida ! Victoria Cervo Foresti contribuiu com sua potência tanto na Itália, como no Brasil, fundando sua própria escola, além de outras ações e contribuições, conforme atestam jornais locais e amigos que lhe solicitavam orientações diferenciadas e cheias de sabedoria e ponderação. ”
Motivação principal
1. Dialogar com a possível transcendência, expressando-me através da cores e das texturas das substâncias naturais (pigmentos sobre tela e outros suportes);
2. Estimular como quadro emancipadoras do feminino e suscitar seu despertar para modelagem-las no lugar que é próprio: na síntese íntegra da Vida! E inclusive ajudando a construção dessa nova consciência sem cair no desvio do qual a emancipação feminina tem caído muitas vezes: a emancipação do elemento masculino na mulher, uma vez que ainda nos encontramos sob o fardo do mundo do " pai ", orientado para a eficiência , para o trabalho.
3.Construir e ressignificar a questão
do corpo , numa tensão entre a polaridade apolíneo-dionisíaca ,
isto é, de um lado a ordem, proporções, harmonia, e de outro pulsão,
fugacidade, leveza, soltura. Entre o pensar e o sentir, entre o universo
organizado e o prazer. O que procuro exemplifica com as últimas imagens
postadas das figuras de Anjos.
4.Estimular e facilitar o reconhecimento
de padrões e estruturas elementos que podem inspirar uma conduta
humana em direção da Transcendência , como se almeja com os
ícones. Ver HOERNI-JUNG, Helene em Maria. Imagem do
Feminino. Ed. Pensamento)
Membership:
. É membro da Sociedade
Antroposófica no Brasil;
. da ABA-Assoc. Bras. de Aquarela e Arte
sobre Papel;
. do International Waterclolour Museum
em Fabriano-Itália;
. do Coletivo Ateliê Pluralistas –
Fábrica Bhering, Rio de Janeiro, RJ;
. É representada pela Zagut Galeria de Arte, Rio de
Janeiro, RJ,
. e Artsy.net.zagut.com.
Acervo/ Racolta:
1997
Museo José Hernandez – Ex Libris, Gravura em Metal. Buenos Aires, Argentina.
1999
Museo Civico di Grafica, Gravura em Metal,
Brunico, Itália.
2000
Espaço Cultural Rudolf Steiner, Pintura sobre
tela (técnica mista), São Paulo,
capital, em co-autoria com o GRUPO
SEMENTE.
2001
SINAPESP-AIAP/UNESCO
– Doação de Obra de Arte certificada, Título: Cristo Sol, Técnica: Pigmentos
Naturais sobre Tela, Dimensão: 120cm x 140cm, Ano 2001, registrado no Livro de
Ouro do SINAPESP-AIAP/UNESCO, São Paulo,SP.
2014
Espaço Cultural CEPERJ, Galeria de Arte Sala Djanira, doação da obra “Expulsar o ocupante, reencontrar sua
vacância, o verdadeiro si-mesmo”, 60x60cm,
Pigmentos Naturais sobre Tela, incorporado ao acervo conforme Termo de
Doação.
Atividades Didáticas Arte Terapêuticas :
1997Workshop “A
DANÇA DAS CORES “ dança, meditação e pintura, Coord: Maria
Perdigão “Deva Dasi “e Regina
Carmona, Espaço NATARAJA, o lugar de Ser, São Paulo, SP. Ago.
2003 Oficinas
de Arteterapia p/ grupos em Aldeia da Serra, Barueri, SP, out/nov.
2004 Oficina de Arteterapia
“CUIDAR DO SER”, ao ar livre, no Parque Francisco Rizzo, Embu, SP, 29/3/, Alquimy Art/Secretaria da
Educação, como facilitadora.
2004 Oficina de Criatividade
CUIDAR DO SER, Cenah, Rio de Janeiro, 21 de jun.
2004 Ateliê Terapêutico com
Terras, em Medicina Antroposófica, no Serviço de Homeopatia, Santa Casa de Misericórdia, como membro da
ATIWE, Rio de Janeiro, set. a dez.
2005 Ateliê Terapêutico para Professores do Ciep “Nação Rubro-Negra” do
Leblom, como membro da ATIWE, Rio de Janeiro, RJ, de
out. a nov.
2005 AVA – Adolescentes, Vivência e Arte, Oficinas de Psicologia e Arte
Terapia, em parceria com Miriam Castanheira e Aparecida Maria Perdigão,
semanais, no Espaço Cenah e em atelier, à rua Paissandu, 210 e 228/602,
respectivamente, de julho a dez, Rio de Janeiro, RJ.
2010 Coordenação da Vivência
MICAEL E O CONFRONTO COM O MAL através das SUBSTÂNCIAS NATURAIS: TURMALINA e
TERRAS, Escola Micaelis, 26/09,Rio de Janeiro, RJ.
2005 a 2021 Ateliê Terapêutico e
aulas de desenho e pintura no ateliê da artista.
2017 WORKSHOP AS MANDALAS E O
FEMININO – Mandala da Lua e Mandala Pessoal, em parceria com Nina Bazán, 12
agosto, das 14 às 18h, no AteliêAMariaPerdigão, Rio de Janeiro, RJ.
WORKSHOP AS MANDALAS E O
FEMININO – Mandala da Lua e Mandala Pessoal, em Parceria com Nina Bazán e Maíra
Foresti, em 28 de outubro, das 14 às 18:30h, no AteliêAMariaPerdigão, Rio de
Janeiro, RJ.
2019 WORKSHOP AS MANDALAS E O
FEMININO -Manadala da Lua e Mandala Pessoal, em Parceria com Nina Bazán e Maíra
Foresti, em dez., no AteliêAMariaPerdigão, Rio de Janeiro, RJ.
(1) Vide Souzenelle, Annick - O Feminino do Ser. Para acabar de vez com a costela de Adão. Éditions Abin Michel, Coleção Crença e Razão, 1997.